domingo, 24 de abril de 2011

Trabalhando com sólidos geométricos

  A reprodução e a identificação dos sólidos geométricos não é uma atividade fácil. Para que os alunos consigam identificá-los sem muitos traumas é preciso deixar que eles cheguem às suas próprias conclusões.
Ao iniciarmos o estudo sobre os sólidos geométricos, o professor deve trazer para a sala de aula sucatas que podem identificar alguns sólidos geométricos, como: caixa de pasta de dente, caixa de leite, chapeuzinho de festa infantil, rolo de papel higiênico.
Divida a sala de aula em grupos de no máximo 4 participantes e distribua a eles essas sucatas e peça que, com o auxílio de uma tesoura, abram as figuras ao meio.
Ao abrirmos essas figuras estaremos planificando-as, com essa planificação iremos perceber a presença de algumas figuras planas. Como no exemplo acima, ao planificarmos o rolo de papel higiênico perceberemos que ele é formado por um retângulo e a caixa de pasta de dente é formada por vários retângulos.

As imagens a seguir são de um trabalho que realizei numa turma de 2ª série.
Os moldes eu retirei da internet.








2 comentários: