quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Projeto Arca de Noé

“A Arca de Noé”
 O projeto propõe criar situações de interesse tanto individual quanto coletivo, ressaltando as artes visuais, o movimento, o conhecimento de mundo, o conhecimento de si e do outro, a importância da linguagem escrita, da linguagem oral, valorizando outras áreas do conhecimento: Matemática, Ciências Sociais, Música; além de explorar brincadeiras construtivas.

Justificativa
A escolha da obra A Arca de Noé se deve primordialmente à preferência temática presente na obra, tais como: ludismo, seguido de valores educativos focalizados no cotidiano, centrados na poesia escrita para o leitor infantil. O livro contempla belíssimas poesias escritas por Vinícius de Moraes, que viraram canção na voz dos melhores intérpretes. Ou seja, o título proporciona um estudo amplo: história, leitura, poesia, música e dança. Uma combinação perfeita para trabalhar a construção da escrita e proporcionar a leitura de textos atrativos, (re)construindo conhecimentos.
Público Alvo: 1° ou 2º ano 

Objetivos Gerais:
ü  Explorar leitura e escrita através da poesia;
ü  Entender que poesia e música são obras de arte, uma forma de linguagem;
ü  Desenvolver a capacidade de expressão corporal, criatividade e socialização;
ü  Estimular os alunos a participarem de atividades onde precisam expor seus conhecimentos;
ü  Incentivar a memorizar as poesias;
ü  Desafiar os alunos a buscar conhecimento através da pesquisa;
ü  Instigar a curiosidade;
ü  Envolver os alunos para que contribuam com idéias para o desenvolvimento do projeto.

Procedimentais
ü  Construir coletivamente as combinações de convivência.
ü  Utilizar a leitura e a escrita tanto dirigida quanto espontânea de palavras, letras e frases relacionadas ao poema.
ü  Representar as músicas com auxílio do CD a partir de poemas musicados, mímicas e fantoches.
Observar a audição de diferentes suportes lingüísticos (lendas, contos, fábulas e mitos trabalhados paralelamente).
ü  Confeccionar um varal de textos.
ü  Aplicar atividades lúdicas.
ü  Executar trabalhos com colagens, desenho e pintura.
ü  Desenvolver e experimentar atividades matemáticas (com personagens).
ü  Confeccionar e construir livrinhos com o tema, ressaltando as produções realizadas pelos alunos ao longo do projeto.

Atitudinais
ü  Valorizar e socializar as informações que os alunos possuem acerca do tema.
ü  Interessar-se pela obra, buscando novas informações relacionadas ao tema.
ü  Apreciar as poesias e demonstrar criatividade e raciocínio lógico no reconto das poesias.
ü  Permitir e ampliar o conhecimento sobre o gênero trabalhado.
ü  Valorizar a leitura e a escrita.

Conceituais
ü  Identificar os personagens.
ü  Reconhecer os diversos tipos de animais presentes.
ü  Comentar com ajuda do facilitador que assume papel de agente dinamizador da leitura.
ü  Tirar conclusões e explorar as múltiplas possibilidades que o educando possa oferecer.
ü  Aplicar atividades de caráter lúdico, além de promover a interdisciplinaridade lúdica.
ü  Enumerar as palavras e frases que mais instigaram as crianças.
ü  Narração e descrição dos fatos; pseudoleitura.
ü  Reconto de poesias.
ü  Linguagem escrita: desenho, colagem, pintura, escrita espontânea.

Metodologia e procedimentos

O projeto terá a duração de 1 bimestre, tendo seu início no mês de março e finalização no final de abril. O trabalho será semanalmente e cada poesia será trabalhada em dois da semana, que irá abranger as áreas Português, Matemática, Arte, Ciências e Literatura Infantil.
ü  Leitura das poesias de Vinícius de Moraes reunidas no livro “A Arca de Noé”.
ü  Levantamentos dos conhecimentos prévios, estabelecendo um paralelo entre o conhecimento formal de maneira contextualizada, desafiando o aluno a pensar sobre o vivenciado.
ü  Ler ou contar a história bíblica de Noé e a arca.
ü  Interpretação de diferentes linguagens.
ü  Ampliação do vocabulário oral e escrito.
ü  Registro escrito respeitando o nível de aquisição da escrita.
ü  Construção participativa das combinações de convivência.

Atividades a serem realizadas mediante a leitura das poesias:
ü  Atividades matemáticas.
ü  Atividades de leituras e escrita
ü  Músicas.
ü  Pinturas.
ü  Listagens.
ü  Leituras diversas, promovendo a interdisciplinaridade.
ü  Escrita espontânea.
ü  Colagem.
ü  Informativos dos animais presentes nas poesias.

Produto Final: Será confeccionado um livro reunindo as poesias e os trabalhos realizados.

Materiais didáticos/recursos
CDs.
Tintas.
Xerox

Avaliação
Partindo do pressuposto da necessidade de incentivar nos educandos o apreço pela literatura, a utilização da literatura infantil, aliada a intervenções lúdicas, motiva os alunos a ajudar toda a instituição na realização do projeto. A partir do banco de dados, conhecimentos prévios já adquiridos sintetizam o que seria trabalhado. Dessa forma, classifica-se a avaliação como sendo inclusiva, uma vez que os aspectos qualitativos permeiam todo o trabalho desenvolvido durante o projeto, e, mesmo após a culminância, são respeitadas as competências adquiridas pelos alunos, que continuarão a utilizá-las em outras situações

Um comentário: