domingo, 27 de fevereiro de 2011

O que será de nossas crianças???


Olá caros colegas,

Essa semana em sala de aula proporcionei um momento diferenciado...uma brincadeira com a Vovó Maroca...um fantoche, que minha amiga Jana fez pra mim.
No ano anterior, fiz a mesma coisa e a sala aproveitou bastante o momento...brinquei com eles, contei piadas, enfim foi muito proveitoso e divertido.
Esse ano fiquei muito surpresa e preocupada com as crianças de hoje e com o comportamento delas. No momento em que mostrei dona Maroca e apresentei-a como vovó do Joãozinho algumas das crianças olharam com aquele olhar iluminado e sorriram, outras mesmo gostando daquele momento tiveram a reação bem contrária do que eu esperava. queriam colocar a mão, o que é natural, mas também não deixavam ela falar, pois começaram com alguns insultos como gorda, feia, velha e até de bruxa. Mas o que causou essa reação, me pergunto??? Começou com um aluno e alguns outros repetiam, claro que não foram todos, mas uma meia dúzia.
Foi tão estranho que a Vovó Maroca tentou conversar que merecia respeito, mas eles não paravam. Então guardei-a e conversei com as crianças, disse que tínhamos uma visita com intenção de nos divertimos e deveríamos ter respeito, principalmente por ela ser uma pessoa mais velha e que como ela era a vovó do Joãozinho, como se apresentou, poderia ser a vovó de cada um  alí e perguntei se eles gostariam que alguém desrespeitassem sua avó? Eles disseram que não, então direcionei a pergunta aos agressores
 e eles alegaram que ela não era uma vovó de verdade, então poderia ser insultada. Infelizmente, não consegui entender como uma criança pode pensar assim e como isso vem sido desenvolvido.
Depois que alguns ficaram quietos e pareceram ter entendido, a vovó voltou, mas já estava um tanto quanto chateada e não conseguiu ser tão legal como era pra ser. Mas mesmo assim, não conseguiam ficar quietos para ouvir o que ela falava.
Agora me pergunto... Será esse comportamento que eles tem com alguém da família? Quais os valores que as crianças tem aprendido em casa perante os mais velhos? Quais os valores que as crianças tem construído? Será a escola realmente o lugar de ensinar tudo? Muitos colegas alegaram como a TV como culpada, por ter muita violência com personagens, será? O que me dizem?
Termino com mais uma indagação...Só sei que aquela beleza ...  a inocência das crianças está se partindo. E o que resta a nós educadores?????????????????? 

Um comentário:

  1. Oi Lú, tudo bem!

    Olha o que falta a algumas crianças infelizmente, é a instituição família, a maioria não se importa mais com esses valores, também estou muito preocupada, com o que será de nossas crianças, e o que será de nós educadores, que papel teremos na vida de nossas crianças... Márcia B.

    ResponderExcluir