segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Sequência GIBI

Seqüência de atividades: “Turma da Mônica”

Público Alvo: 2º ano
Período: 3º Bimestre de 2010. (início 16 de agosto)
Justificativa: A Turma da Mônica e todos os demais personagens criados por Maurício de Souza com um tipo de mensagem carinhosa, alegre, descontraída, dirigida a crianças e adultos de todo o mundo, encanta leitores de todas as idades e classes sociais. Os alunos divertem-se mergulhando no mundo de fantasia e humor presente nas páginas das HQ, que são de leitura fácil e prazerosa, que ajuda as crianças e adolescentes a descobrirem o encanto pela leitura. Conhecer um pouco da história de Maurício de Souza e do surgimento dos personagens de suas HQ é uma atividade importante para que os alunos descubram a importância desse autor no mundo da leitura.
Objetivo Geral: Incentivar a leitura e o conhecimento e conservação do acervo de materiais da escola.
Objetivos Específicos: Preparação de uma sala para leitura, com ambiente bem agradável; - Exibição de filmes da Turma da Mônica; - Realização de Rodas de Conversa e Leituras Compartilhadas, para conversar com os alunos sobre a importância do autor, seus personagens e também sobre a conservação do acervo da escola.
Alunos motivados para a leitura; Maior conhecimento sobre a obra e o autor; Maior cuidado no manuseio do acervo da escola.

Créditos: Cláudia Losane Teixeira

Cronograma de Atividades:
·      Filme em DVD – A turma da Mônica. Documentário sobre os personagens e o autor da obra.
·      Pesquisa sobre a vida e obra de Mauricio de Sousa; (diferentes maneiras de pesquisa: livros, revistas, Internet...)
·      Características sobre os ambientes que suas histórias retratam: aspectos físicos, geográficos... Espaços: casa, praça, escola...
·      Atividades de leitura e escrita envolvendo personagens da Turma da Mônica. Trabalhando com os personagens da obra: para cada personagem estudado. Estas atividades e temáticas são sugestões que poderão ser modificadas conforme o andamento de nossos trabalhos.
MÔNICA:
·          Características da personagem e música;
·          Nascimento da Mônica... Nosso nascimento;
·          Família que a Mônica tem; e a minha?
·          Comemorando o dia das mães!
·          Brinquedo preferido: o sansão e o meu qual é?
·           Brincadeiras preferidas: brincadeiras folclóricas                
                                                                                                                                       
PELEZINHO:
·          Características do personagem;
·          Diversidade: o menino é negro...
·          Copa do mundo: regras do futebol, torcida, bandeira do Brasil e de outros Países, fardamento, pontuação...
·          Qual o objetivo de um jogo;
·          Importância do esporte para a saúde;

MAGALI:
·          Características e música da personagem;
·          Alimentação saudável;
·          Alimentos característicos das diferentes etnias: gaúcho, alemão, baiano... e a culinária da festa Junina;

CEBOLINHA:
·          Características do personagem e música;
·          Linguagem – a troca de letras, brincando com o vocabulário...
·          Diferentes tipos de textos: cartas, bilhetes, jornal...

CASCÃO
·          Características;
·          Trabalhando com a higiene;
·          Ele tem medo da água, e você? Trabalhando os medos
·          Importância sobre a preservação da água;
·          Joga muito bem o futebol e adora inventar planos com seu amigo Cebolinha; os jogos que você gosta de jogar;

CHICO BENTO:
·          Características do personagem e música;
·          Meio ambiente – onde o Chico mora: diferenciação sobre o campo e a cidade;
·          Animais: do sítio, da cidade, extintos, zoológico, estimação...
·          Passeio com a observação da vida no campo;

ANJINHO:
·          Características;
·          Os anjos existem?
·          Qual seu papel na festa de natal?
·          Características da festa de natal...
·           
O trabalho com os personagens pode variar, seguindo ou não o cronograma citado acima, conforme a necessidade da sala de aula.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada de maneira contínua, no decorrer das aulas mediante a observação diária do aluno, sua participação em sala de aula, e no desenvolvimento dos alunos em relação aos avanços do uso da linguagem oral. Tendo como principais pontos observados se o aluno:
·        Compreende e identifica o gênero textual e suas características;
·        Utiliza elementos coesivos característicos da língua escrita na releitura.
·        Faz a releitura dos textos lidos, observando os aspectos notacionais e discursivos.
·        Reconta os textos do gênero, apropriando-se das características do texto-fonte.
·        Narra acontecimentos, respeitando a seqüência temporal e causal.

0 comentários:

Postar um comentário