segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Projeto Folclore

Esse é um projeto que uma colega me emprestou mas ainda não desenvolvi, nem deixei-o com a minha cara, mas tem colegas que pediram mesmo assim.
Beijinhos  e bom trabalho.

********************************************************************************
 PROJETO BRINCANDO COM FOLCLORE

1.     Apresentação
Turmas: Creche e Pré-Escola
Duração: 15 dias

2.     Justificativa: Na idade pré-escolar, as crianças estão passando por uma transição em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por reflexos (proveniente de quando eram bebês), com uma nova fase: a linguagem. Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço pré-escolar.

3.     Objetivo: Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.

4. Conteúdos
a)     Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.
b)    Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
c)     Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.

 5. Áreas
a)     Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
b)    Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlenda, travalíngua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
c)     Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
d)    Movimento: dança, brincadeiras.
e)     Música: cantigas.
f)      Arte: dramatização de lendas.
g)     Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).

6.     Recursos: livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura,  Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.

7.     Avaliação: A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.

8.   Atividade Culminante: Exposição para os pais, do Projeto Brincando com o Folclore, através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.

0 comentários:

Postar um comentário