domingo, 30 de maio de 2010

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES COPA DO MUNDO DE 2010

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES

Público Alvo: 2º ano

Justificativa

O futebol é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrincada de significações. O futebol quando competitivo (profissional) visa à extração de um campeão e, conseqüentemente, rotula vencedores e perdedores. Quando inserido no contexto escolar, possui características específicas, sendo também permeadas por tensões, competições, exclusões, inclusões, etc.

O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul trabalhando também os temas transversais: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo.

Objetivo Geral

Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura.

Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e sexo.

Objetivos Específicos

Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.

Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.

Conhecer a história das copas.

Identificar cada país e os dias que jogam.

Respeitar e compreender o trabalho coletivo.

Conteúdos e Desenvolvimento

As atividades serão realizadas durante as aulas de maneira interdisciplinar duas vezes por semana.


Temas Transversais:

Ética: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.

Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira) .

Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós brasileiros herdamos.

Pode-se pedir que os alunos definam racismo, preconceito e discriminação e criem situações dramatizando esses conceitos para os colegas.

Peça aos seus alunos que tragam fotos de seus ídolos. Monte um mural com essas imagens. Verifique se há negros, orientais e representantes de diversas etnias. Avalie com a turma a porcentagem de ídolos brancos, negros e orientais. Quem tem mais destaque na TV?

Matemática

Jogo bem calculado

São muitos os números envolvidos numa competição: pontos, gols, faltas, impedimentos... A Matemática oferece as ferramentas necessárias para a turma interpretar esses dados, ler tabelas e fazer projeções.


Sugestões de atividades:

· Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times

· Identificação de formas geométricas no campo

· Confecção de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio.

· Criar problemas.

· Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bicampeão).

· Quantidade de jogadores num jogo de futebol. Os reservas da seleção (função)

Língua Portuguesa

Papo mais coerente

Poucos assuntos provocam tantas discussões acaloradas como o futebol. O domínio da língua portuguesa ajuda a construir argumentos coerentes e a expressar as idéias com mais clareza e confiança.

Sugestões de atividades:

· O Hino Nacional - A letra do hino enfatizando as palavras que as pessoas mais erram; pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis.

· Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, países, times, juiz e demais personalidades do futebol na Copa).

· Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos, revistas, livros; leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles).

· Leitura, análise, montagem das regras do futebol.

· Criar slogans e músicas para os jogos.

· Relatório/resenha dos jogos

· Jornal-mural

História

Lances do passado

No Brasil, o futebol é mais que um esporte. É uma manifestação cultural - com uma história. Investigar suas raízes e transformações é uma forma de ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados.

Sugestões de atividades:

· Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)

· Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários

· Retrospectiva das Copas

· Nacionalidade, etnia e língua falada em diferentes países.

· Mapas e legendas.

· Fotos das Copas como documento histórico. Roupas das diferentes épocas.

· Formas de viver, costumes diferentes (diferenças e semelhanças)

· Como surgiu o futebol? Lendas que o envolvem? A influência indígena na criação desse jogo.

Geografia

O mundo num estádio

Muito antes de se começar a falar em globalização, o esporte ignorava fronteiras. Os conhecimentos geográficos facilitam a interpretação dessas diferentes realidades que, a partir de maio, entrarão em campo.

Sugestões de atividades:

· Pesquisa sobre aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos da África do Sul, o país-sede da Copa, para posterior comparação com os mesmos indicados brasileiros.

· Localização no mapa da sede da Copa

· Bandeiras.

· Tipos de moradia em outros países.

Ciências

Sugestões de atividades:

· A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso.

· Clima de outros países. Influência no solo, na alimentação, vestimentas, etc. terremotos e vulcões.

· Reação do corpo em climas diferentes.

· Animais e vegetais característicos em outros países.

· Recursos materiais (semelhanças e diferenças entre os países).

Artes

Explosão de criatividade

Fantasias, bandeirinhas, faixas, cartazes. O Brasil vive um momento de grande criatividade popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzir e interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios.

Sugestões de atividades:

· Análise dos mascotes das Copas, que retratam os países-sedes. .

· Interpretação de letras de músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas.

· A Bandeira Brasileira - As bandeiras dos países que estão sediando a Copa - As bandeiras dos demais países

· Música de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol (É Uma Partida de Futebol - Skank), bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol·.

· Entoação do hino Nacional Brasileiro

· Criação de grito para torcida

· Conhecimento dos hinos, músicas dos países participantes da Copa.

Avaliação

A avaliação será realizada de maneira contínua, no decorrer das aulas mediante a observação diária do aluno, sua participação em sala de aula, e no desenvolvimento dos alunos em relação aos avanços do uso da linguagem oral. Tendo como principais pontos observados se o aluno:

· A valorização do trabalho em equipe;

· A representação do país no mundo;

· Os diferentes países e suas culturas, respeitando-as;

· O significado do futebol para o mundo, principalmente ao Brasil;

0 comentários:

Postar um comentário