sábado, 29 de maio de 2010

Continuação Projeto Conto de Fadas


OBJETIVOS ATITUDINAIS:

Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades;

Sistematizar situações-problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos;

Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real

Resgatar a importância do contar histórias no contexto familiar;

Valorizar o conto (popular e de fadas) como parte da tradição dos povos;

Aprender valores;

Desenvolver o senso crítico e a criatividade.

METAS

Partindo dos objetivos propostos, temos as seguintes metas a serem alcançadas:

Incorporar as novas tecnologias não apenas para expandir o acesso à informação atualizada, mas principalmente para promover uma nova cultura do aprendizado por meio da criação de ambientes que privilegiem a construção do conhecimento e a comunicação;

Considerar as expectativas, potencialidades e necessidades dos alunos;

METODOLOGIA E SUAS TECNOLOGIAS

O projeto será desenvolvido através das seguintes ações:

As atividades serão realizadas 3 vezes por semana utilizando diferentes recursos tecnológicos, como Internet, o Rádio, entre outros, sempre analisando e observando os seguintes aspectos:

Estrutura textual (narrativa), começo, fato complicado, auge do problema e desfecho (final);

Temporalidade;

Linguagem própria diferente da linguagem do cotidiano;

Descrição de cenários e personagens;

Presença do conflito (bem e mal, protagonistas e antagonistas);

Resolução de conflitos, levando a um final feliz;

Presença de elementos fantásticos (bruxa, fadas, anões, magos, gigantes...);

Listar oralmente as histórias preferidas;

Reconhecer títulos de histórias e nomes de alguns personagens;

Continuar a história a partir de um ponto estabelecido pela professora;

Elaborar um novo final, diferente do original;

Analisar as características das personagens na história.

Expectativas de aprendizagem

• Relacionar o conto a situação comunicativa e ao suporte em que circula originalmente.

• Recuperar informações implícitas.

• Ler contos ajustando o falado ao escrito ou apoiando-se na ilustração.

• Reescrever contos, levando em conta o gênero e o seu contexto de produção, ditando-o ao professor ou escrevendo de acordo com sua hipótese de escrita.

• Revisar o conto de repetição apoiado na leitura em voz alta do professor.

• Identificar, com o auxilio do professor, possíveis elementos constitutivos da organização interna de um conto.

• Ouvir com atenção contos lidos ou contados, estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.

• Recontar contos, apropriando-se das características do texto-fonte.

SUGESTÕES DE

ATIVIDADES

Contar e explorar muitas histórias como:

João e Maria, Chapeuzinho vermelho, Cinderela, O gato de botas, A Bela Adormecida, Branca de Neve, o Patinho Feio e muitas outras. Apresentar as histórias para os alunos através do livro, do teatro de fantoches de mão ou de vara, da TV e DVD, internet, data Show etc.

Realizar pesquisas em livros da Biblioteca e na internet por meio de sites pré; selecionados pela professora;

Produzir com as crianças livros infantis dos quais elas deverão participar da construção e ilustração;

Realizar trabalhos na sala de aula explorando as estórias com muito dinamismo e criatividade.

Assistir filmes que destacam castelos, bruxas, reis e rainhas.

Produto Final: Será realizada uma reescrita coletiva de um conto e será confeccionado um livro.

AVALIAÇÃO

É imprescindível enxergar com novos olhos o verdadeiro, o universo mágico e encantador dos livros em sala de aula e, conseqüentemente, entendendo-se aí toda a prática cotidiana do aluno.

Observar nos alunos os seguintes aspectos: interatividade, participação compartilhada, regras, disciplina, organização, trabalho em equipe, responsabilidade e o desenvolvimento dos alunos em relação aos avanços do uso da linguagem oral e escrita e se têm noções das características de um conto.

Em situações de leitura, espera-se que o aluno seja capaz de ler, com ajuda, contos identificando e interpretando informações do texto. Reconhecer elementos próprios à organização dos textos, suportes e a correspondência com imagem.

RECURSOS

Internet; TV, DVD, Data Show; CD de histórias; Fantoches de diversos tipos; TNT; Lápis de cor, giz de cera, sulfite, papéis coloridos, tinta guache, pintura a dedo, cola, tesoura e pincel. Livros de contos de fadas e histórias infantis.

0 comentários:

Postar um comentário